O volume de negócios da Sonae aumentou para os 2.540 milhões de euros no primeiro semestre, suportado principalmente por ganhos de quota de mercado no negócio alimentar e na Worten em Portugal.
O volume de negócios da Sonae MC (retalho alimentar) totalizou 1.584 milhões de euros, três por cento acima do valor alcançado no período homólogo de 2012. Este crescimento reflecte uma evolução positiva das vendas num universo comparável de lojas (+1,5%). Estima-se que a Sonae MC tenha, novamente, reforçado a sua quota no mercado alimentar em Portugal durante este semestre em cerca de 0,5 pontos percentuais (pp).
Já a Sonae SR (retalho especializado) alcançou um volume de negócios de 518 milhões de euros, registando um desempenho assinalável face à evolução do mercado na Península Ibérica. A Worten continuou a reforçar a sua posição de liderança no mercado nacional, estimando-se um crescimento de quota de 1,5 pp. As vendas do conjunto das insígnias da Sonae SR no mercado internacional alcançaram 148 milhões de euros, representando cerca de 29 por cento do total, o que foi reforçado no segundo trimestre através de novos acordos de franchising da marca Zippy na Turquia e na Arábia Saudita. Neste formato, as vendas em lojas franquiadas representam já praticamente 20 por cento do total, face a cerca de 13 por cento no primeiro semestre de 2012. É de realçar o acordo assinado para exportar a marca Berg para Israel e para o Egipto.
Os lucros da Sonae atingiram os 40 milhões de euros nestes primeiros seis meses do ano, o que representa um aumento de 104 por cento face a igual período do ano passado. O EBITDA totalizou 281 milhões de euros, quatro por cento mais que em período homólogo, representando uma margem de rentabilidade de 11,1 por cento e um crescimento de 0,4pp.
Com a cortesia da Grande Consumo.