Uma sondagem conduzida nas principais capitais europeias pela Win Gallup, rede à qual a Marktest se encontra associada, revela que a IKEA é a marca que mais europeus consideram inovadora.
A IKEA recolheu um maior número de respostas que a associavam à inovação (59,4%). Na segunda posição ficou a marca BMW, com 45,5 por cento dos inquiridos a considerá-la inovadora, e em terceiro a Nokia, com 45,1 por cento de respostas.
Pelo contrário, a AXA foi a marca que recolheu menor número de associações a inovação (13,6%), assim como a Louis Vuitton (20,2%) e a Kellogg's (20,3%).
De um modo geral, as respostas mais frequentes para cada marca recaíram sobre a hipótese "nem inovadora nem conservadora", com excepção da BMW, IKEA e Nokia, assim como da Mercedes, Philips e Siemens, casos em que prevaleceu a associação ao factor inovação. A Louis Vuitton foi a única marca em que o número de associações a "conservadora" foi maioritário (39,6%). A AXA também se evidenciou por ter sido aquela que maior número de respostas "não conheço" obteve.
Considerando as respostas dadas pelos residentes em Lisboa, nos casos da IKEA, Nokia e Mercedes, há uma maior diferenciação nas respostas, com 74, 70 e 65 por cento dos inquiridos a considerá-las marcas inovadoras, ao contrário da AXA (16%), Kellog's (24%) e Louis Vuitton (25%).