A Sonae foi distinguida pelo Kaizen Institute pelo projecto de melhoria implementado na sua direcção de Serviços Administrativos (DSA). O prémio “Kaizen Lean 2012 – menção honrosa Excelência na Qualidade” reconhece o trabalho realizado pela DSA na optimização da gestão dos processos administrativos, garantindo a qualidade e pontualidade da informação financeira, fiscal e de gestão de todos os negócios de retalho da Sonae.
Domingos Sequeira, administrador do centro corporativo da Sonae, afirma que “o projecto de melhoria contínua implementado na DSA reforçou a eficiência e a eficácia dos serviços, tendo contribuído para desenvolver e aprofundar o trabalho de equipa. Este prémio reconhece a melhoria na qualidade e no prazo de reporte da informação, que oferece à gestão melhores bases de apoio à decisão, favorecendo a criação de valor nos negócios”.
As melhorias implementadas conduziram a uma redução do tempo de processo e proporcionaram, desta forma, mais tempo de análise, com significativos incrementos na qualidade da informação produzida. O prazo de fecho de contas reduziu do oitavo dia útil para o sexto dia útil, de forma sustentada, estando em marcha projectos em sistemas que permitirão alcançar o quinto dia útil.
O volume de mercadorias e de serviços que todos os dias entram e saem das cerca de mil lojas e entrepostos da área de retalho da Sonae, em Portugal e Espanha, implica a existência de processos administrativos robustos e bem dimensionados, capazes não só de responder a requisitos de qualidade, fiabilidade e controlo, mas também capazes de adequação a cada um dos negócios (alimentar, desporto, electrónica, têxtil, viagens, saúde ou restauração). “A complexidade e dimensão do volume de informação a tratar é enorme. A DSA recebe mais de 10.000 facturas de fornecedores por dia, o que corresponde a cerca de 2,8 milhões por ano. Apesar disso, conseguimos níveis de eficiência que são referência internacional no sector, quer pela implementação da factura electrónica, que em 2012 atingiu cerca de 90 por cento nas mercadorias, quer pelos vários projectos de melhoria contínua que estamos permanentemente a implementar”, revela Domingos Sequeira.
O Projecto Melhoria Contínua da DSA da Sonae é um processo organizado que permite identificar e implementar acções de melhoria contínua nos processos, sistemas e organização dos serviços administrativos e envolveu cerca de 370 colaboradores. Este é mais um passo na implementação da metodologia Kaizen na Sonae, que se iniciou em 2007 pela área de retalho alimentar e permitiu acelerar os processos de melhoria contínua já existentes. A Sonae foi mesmo a primeira empresa a implementar a metodologia Kaizen no sector do retalho a nível mundial.