Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Amazon diversifica fontes de receitas
2013-04-29

As vendas da Amazon no primeiro trimestre, terminado a 31 de Março, cresceram 22 por cento, para os 16,07 mil milhões de dólares. Este valor revela um ritmo de crescimento mais lento comparativamente com os 34 por cento do período homólogo de 2012.

Na América do Norte, as receitas cresceram 26,4 por cento, para os 9,39 mil milhões de dólares, e a nível internacional aumentaram 16 por cento, para os 6,68 mil milhões. A Amazon registou assim prejuízos nas operações internacionais, na ordem dos 16 milhões de dólares, o que compara com os ganhos de 49 milhões de há um ano. Não obstante, segundo Tom Szutak, director financeiro da Amazon, vai manter-se o investimento na China, mercado onde a gigante do comércio electrónico encontra oportunidades de longo prazo, apesar da intensa concorrência da Alibaba, assim como em novas geografias europeias, como Espanha e Itália.

A Amazon está também a mudar o foco do seu negócio. Anteriormente especializada na venda de livros e outros artigos físicos, a retalhista está a intensificar a sua presença no mundo digital, onde as margens de lucro são superiores, dado que os “e-books” e ficheiros de música e de vídeo são transmitidos electronicamente a uma maior velocidade. Ao mesmo tempo, está a diversificar as suas fontes de rendimento, apostando nos conteúdos digitais, na publicidade e no negócio de “cloud computing” Amazon Web Services. Uma das mais recentes abordagens é a criação de conteúdos de vídeo originais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos