Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Fnac é a empresa de retalho com melhor reputação em Portugal
2013-04-29

O retalho é o terceiro sector com melhor reputação e a Fnac a empresa de distribuição mais reputada em Portugal, revela o estudo RepTrak Pulse 2013, realizado pelo Reputation Institute (RI).

No ranking global, os lugares cimeiros são ocupados pelo Google e pela Nestlé, ambos com um índice de reputação de “Excelente”, em virtude de uma classificação de 82,2 pontos, e ainda pela Delta, que alcança a melhor classificação de sempre, com 81,9 pontos, que equivalem também a um índice de “Excelente". A Sumol+Compal, por sua vez, continua a ser a segunda empresa nacional com melhor reputação, embora tenha descido do quarto para o 10.º lugar do ranking nacional. Microsoft (4.º), Apple (5.º), Sony (6.º), Danone (7.º), Nespresso (8.º) e Fnac (9.º) completam o top 10.

Para além do sector do retalho, o RepTrak Pulse 2013 destaca os de Computadores & Electrónica e Alimentação & Bebidas como os dois primeiros do ranking, ambos com índices médios de reputação superiores a 80 pontos, o que lhes confere uma reputação de "excelente".

No Retalho, a seguir à Fnac, que conquistou um índice de 77,9 pontos, estão a IKEA, com 73,6 pontos, e a Worten, com 72,2, todas elas com a classificação de "forte"

No que diz respeito à divisão por sectores de actividade, a Caixa Geral de Depósitos ( 63,4 pontos) foi a empresa melhor classificada na “Banca”, enquanto a Nestlé liderou a categoria “Alimentação & Bebidas” e a Vodafone (68,6 pontos) em “Telecomunicações”. A TAP (71,8 pontos) alcançou o primeiro lugar em “Companhias aéreas”, a Tranquilidade (63,7 pontos) no “Segurador”, a Roche (66,2 pontos) no “Farmacêutico”, a Google no “Computadores & Electrónica” e a EDP (59,4 pontos) no sector da “Energia”.

No que diz respeito às empresas que integram o PSI 20, a Jerónimo Martins volta a recuperar o primeiro lugar, aumentando o seu índice reputacional, ao atingir a reputação de “Forte” com 70,3 pontos. Em segundo lugar aparece a Sonae com 67,2 pontos, seguida da ZON Multimedia, que regista 63,9 pontos.

Para Pedro Tavares, "partner" e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, “a conjuntura económica que se vive em Portugal condicionou, em geral, a percepção reputacional que os consumidores têm sobre a maioria das empresas. Em três anos, o índice médio de reputação empresarial registou uma queda significativa e relevante passando de 68,4 pontos para 61,9 pontos”. O estudo RepTrak Pulse Portugal 2013 sublinha ainda que “a boa reputação das empresas pode contribuir decisivamente para o comportamento do consumidor em relação às empresas”. De acordo com o documento, as 10 empresas mais reputadas registam 69 por cento dos inquiridos com uma intenção de compra positiva, 66 por cento a recomendar a empresa e os seus produtos e 51 por cento a declarar ter confiança nas mesmas.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos