Pela primeira vez na sua história, a Magnit arrebatou a liderança do mercado de retalho russo, considerando a facturação, ao X5 Retail Group. Assim o mostram os resultados do primeiro trimestre.
Propriedade do multimilionário Mikhail Fridman, o X5 Retail facturou, nos primeiros três meses do ano, 3.125 milhões de euros, ao passo que a Magnit vendeu 3.240 milhões de euros.
A Magnit consegue assim ser o maior distribuidor russo em termos de vendas, quando já o era no que toca ao número de pontos de venda. O X5 Retail tem procurado defender a sua quota de mercado e a posição de liderança que mantinha há 15 anos, mas tem revelado dificuldades na adaptação, ao seu modelo de negócio, de várias aquisições realizadas nos últimos anos.
Ao contrário do X5 Retail Group, a estratégia de expansão da Magnit tem assentado no crescimento orgânico, através da abertura de novas lojas em pequenas povoações e destinadas aos consumidores de mais baixos recursos. Actualmente, conta com 6.209 lojas de conveniência, 134 hipermercados, 21 lojas Magnit Family e 713 de cosmética.