Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Portugal regista uma queda superior a 25% na actividade de imobiliário comercial
2013-02-27

Segundo números divulgados pela CBRE, o mercado de investimento imobiliário comercial europeu terminou 2012 em alta. Apesar do último trimestre de cada ano registar normalmente um aumento sazonal da actividade, os níveis registados em 2012 foram particularmente acentuados, com vários países a registar os totais trimestrais de actividade de investimento mais elevados desde 2007. O investimento total na Europa atingiu 41,5 mil milhões de euros no quarto trimestre, uma subida de 48 por cento face ao terceiro trimestre de 2012 e de 16 por cento face ao quarto trimestre de 2011.

Contrariamente à maior parte do resto da Europa, a actividade em Itália, Espanha e Portugal decresceu significativamente durante o ano transacto. Contudo, nas últimas semanas do ano, a actividade em Espanha prosperou, com transacções no valor de 922 milhões de euros concluídas no último trimestre.

O investimento imobiliário em Portugal atingiu no último trimestre de 2012 cerca de 21 milhões de euros, o que resulta num valor acumulado do ano de 105 milhões de euros. Este valor representa uma quebra superior a 25 por cento face a 2011 e o mais baixo volume de investimento dos últimos 10 anos. A maioria dos activos transaccionados, quer em número quer em volume, são escritórios, representando 78 por cento do total do volume de investimento efectuado ao longo do ano.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos