Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Oferta de conjuntos comerciais com o menor crescimento desde 1990
2013-02-20

O mercado imobiliário nacional continuou a acusar efeitos da situação difícil da economia nacional. Segundo dados do estudo Marketbeat Primavera, da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W), o imobiliário comercial foi das áreas mais afectadas, com o sector a continuar a reflectir a sua própria maturidade, corrigindo os volumes de oferta. Maturidade e resposta à conjuntura económica, dado que novos mínimos foram atingidos no índice de volume de negócios no comércio a retalho.

Ainda assim, a consultora nota alguma actividade, particularmente no comércio de rua que manteve procura nas zonas “prime”. Os operadores demonstram sinais de optimização do seu negócio e de adaptação a um consumidor mais exigente, que alterou os seus hábitos de consumo, regressando ao comércio de conveniência e de proximidade.

A oferta de conjuntos comerciais registou o menor crescimento absoluto desde 1990. Durante 2012, registou-se a abertura e expansão dos retailpark Multiusos Oriente e CityPark Caldas da Rainh e o reposicionamento com expansão do StradaOutlet, antigo Odivelas Parque. A quebra, iniciada em 2010, deverá manter-se durante próximos três anos, quando se esperam apenas sete novos conjuntos comerciais previstos, num total de 190 mil metros quadrados. Para já, estão em construção o Évora Shopping, Alegro Setúbal e DolceVitaBraga.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos