Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

86% dos portugueses não dá importância à Internet nas compras de Natal
2012-12-05

Apenas 12 por cento dos portugueses tem por hábito consultar online antecipadamente as sua possíveis escolhas. Uma percentagem significativa de indivíduos afirmou que não costuma efectuar qualquer pesquisa prévia às compras de Natal (86%), não sendo esta uma ferramenta importante na tomada de decisão do produto a comprar, revela o Observador Cetelem

A percentagem de indivíduos que consulta a Internet antes de fazer as compras de Natal é maior quanto menor é a idade dos inquiridos. Enquanto os indivíduos entre os 18 e os 24 anos são os que mais referem efectuar este tipo de pesquisa (23%), os inquiridos entre os 55 e os 65 anos são os que menos o fazem (1%). A faixa etária entre os 25 e os 34 anos chega aos 19 por cento, entre os 35 e os 44 anos vai até aos 11 por cento e dos 45 aos 54 não ultrapassa os sete por cento.

A análise do Observador Cetelem verificou também uma discrepância entre os comportamentos dos indivíduos das classes mais altas (AB/C1) e os das classes baixas (C2/D). Os inquiridos das classes baixas não dão muita importância à pesquisa prévia na Internet, apenas um por cento manifesta que o costuma fazer. Já entre as classes mais altas, 16 por cento afirma que antes de começar as compras de Natal consulta a Internet.

Os habitantes dos grandes centros urbanos de Lisboa e o Porto recorrem mais à Internet para pesquisas de presentes de Natal do que nas restantes regiões do país. Em Lisboa, 19 por cento afirma fazê-lo e no Porto 14 por cento.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos