A Sonae reforçou a sua presença internacional com a entrada da sua área de retalho especializado no Azerbaijão, depois de, no último mês, ter anunciado a entrada na República Dominicana.
A expansão para este novo mercado concretiza-se com a abertura da primeira loja Zippy na capital do país, Baku, e contribui para o reforço do peso dos mercados externos.
As vendas internacionais da marca de vestuário infantil da Sonae já representam mais de metade da facturação, beneficiando do crescimento em novos mercados para além da Península Ibérica. Nos últimos dois anos, a Zippy passou a estar disponível em países como Arábia Saudita, Cazaquistão, Egipto, República Dominicana e Turquia, para além de Portugal e Espanha.
No final do primeiro semestre, as marcas da Sonae SR contavam com 136 lojas fora de Portugal, das quais 13 em regime de “franchising”, num total de 155 mil metros quadrados de área de venda. “A vantagem competitiva das nossas marcas reflecte-se no aumento do nosso negócio internacional, onde conseguimos já uma assinalável presença geográfica, que conjuga mercados maduros com economias em forte crescimento económico”, sublinha Miguel Seixas, administrador da Sonae SR.
O Azerbaijão é um mercado emergente do Cáucaso e tem cerca de 9,5 milhões de habitantes, dos quais 22,7 por cento com menos de 14 anos.