Alemanha, França e Portugal são os países com a maior carteira de crédito por família na Europa, revelam os dados do Barómetro Europeu 2012 do Observador Cetelem.
Estes três países ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, no endividamento por família. Mas, apesar de Portugal se manter no top 3 do mercado de crédito ao consumo, sofreu uma queda de 5,5 por cento no último ano, enquanto a Alemanha registou um aumento de 1,5 por cento e a França de 1,3 por cento.
Portugal é há quatro anos, ininterruptamente, o terceiro país da Europa com maior carteira de créditos por família. No entanto, o crédito ao consumo baixou de 5.194 euros ao ano para 4.665 euros ao ano. O Observador Cetelem verificou uma maior maturidade nas opções de consumo, ou seja, os consumidores ponderam durante mais tempo a sua escolha. “O crédito ao consumo é uma das fontes às quais as famílias portuguesas recorrem para aquisição de novos bens ou produtos, numa altura em que o poder de compra diminuiu significativamente. Os novos comportamentos de consumo e de compra estão a descobrir como contornar as restrições orçamentais em tempos de rigor. Um dos sintomas destes tempos é a retracção do mercado de crédito ao consumo das famílias, que tem vindo a diminuir nos últimos anos”, afirma Diogo Lopes Pereira, director de Marketing do Cetelem.
À frente de Portugal mantêm-se a Alemanha, com 5.707 euros ao ano, posição que ocupa também há quatro anosm e a França, com 5.552 euros ao ano.