Sete alunos e um docente do IPAM – The Marketing School do Porto acabam de lançar uma plataforma online de apoio à exportação e internacionalização das empresas nacionais.
O objectivo do website é que os empresários de pequenas e médias empresas possam, através do conhecimento das dimensões culturais do país onde a organização que representa opera ou pretende vir a operar, possa aumentar o potencial de sucesso nas negociações/conversações e reduzir o risco de mal entendidos e conflitos que, em alguns casos, pode “deitar por terra” toda a estratégia da empresa.
Ao todo, são analisados 66 países, sendo que a escolha foi feita com base no volume de exportações de Portugal. Foram seleccionados os países que, de acordo com os dados do Intracen, representaram em 2011 mais de 0,05 por cento do total nas exportações portuguesas. A estes foram adicionados outros países considerados relevantes pelo seu especial relacionamento com Portugal (CPLP, por exemplo).
O portal reúne, entre outras, informações sobre aspectos de etiqueta a ter em consideração durante reuniões e encontros de negócios, cuidados a ter aquando da escolha de presentes para os anfitriões de cada país, conselhos sobre o que vestir e não vestir durante as visitas de negócios aos respectivos países, costumes específicos a ter em consideração durante almoços de negócio, cuidados a ter aquando da mera troca de cartões de visita e até expressões que em cada um dos países são consideradas calão. A plataforma demorou cerca de três meses a ser desenvolvida e está disponível em https://sites.google.com/site/culturaseestilosdevida.