Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Mulheres dominam compras colectivas
2012-10-11

Em Portugal, as mulheres representam quase 70 por cento da procura no sector da compra colectiva, segundo um estudo da yunait, empresa que agrega descontos disponíveis na Internet em sites como o Grou­pon, LetsBonus ou Planeo e os recomenda, de forma personalizada, a cada consumidor.

De acordo com o estudo, não só as mulheres são a maioria dos utilizadores (68,8%) inscritos na yunait, como são os mais activos, representando 71,3% de todos os cliques feitos na selecção customizada de promoções que a yunait envia a cada utilizador, com base nas suas preferências de consumo e na sua localização.

O que acontece neste sector em Portugal não é muito diferente da realidade noutros países onde a yunait está presente, como a Espanha e a Itália, onde a proporção é de 68 por cento de mulheres e 32 por cento de homens, ou o Reino Unido, onde é de 73 por cento de mulheres e 27 por cento de homens. Na opinião de Dalber Candido, director de Marketing global da yunait, esta tendência não surge isolada. As mulheres são responsáveis por mais de 80 por cento do consumo retalhista total e, ao nível do e-commerce, alguns dos maiores sites de retalho ou o Zappos afirmam que elas geram até 75 por cento do seu rendimento. “Por um lado, pensemos não apenas nas compras que as mulheres fazem para si, mas sobretudo para as suas famílias. Muitas mulheres têm a seu cargo a gestão da economia doméstica. Por outro lado, estudos da Nielsen,

Comscore, Quantcast e MediaMatrix indicam que as mulheres são a principal força por detrás da tendência mais importante da última década na Internet: as redes sociais. No caso do Facebook, por exemplo, as mulheres têm em média oito por cento mais amigos do que os homens. Ora, muitos sites de descon­tos divulgam as suas promoções também nas redes sociais. Juntando essas duas tendências de compor­tamento, é natural que elas estejam em maioria nas compras de cupões online.”

As viagens estão no topo das preferências de todos os utilizadores deste canal de compras. Aí, mulheres e homens são unânimes. Mas, a partir do primeiro lugar da lista de preferências, tudo muda de um género para outro. As mulheres usam cupões sobretudo para tratamentos de beleza (6,1%), cosméticos e perfumes (4,2%) e cabeleireiros e esteticistas (2,6%). No Top10 das mulheres contam-se ainda relógios e jóias, restaurantes, roupa e calçado, electrodomésticos e serviços de saúde e bem-estar. Já os homens, aquilo que mais procuram nos sites de descontos, a seguir às viagens, são restaurantes, computadores e software, massagens, electrodomésticos, relógios e jóias, roupa desportiva, artigos de som e imagem, têxteis para o lar e artigos de decoração, cosméticos e perfumes.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos