Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mercado de produtos tecnológicos revela sinais de recuperação
2012-08-27

O mercado português de produtos tecnológicos fechou o segundo trimestre com quebras menos acentuadas do que as previsões e alguns sectores conseguiram mesmo crescer ligeiramente, revela o índice GfK TEMAX.

No período em análise registou-se uma quebra de 10 por cento face ao homólogo e a facturação fixou-se em 472 milhões de euros. O volume de vendas é semelhante ao do primeiro trimestre, o que revela uma tendência positiva, já que historicamente este trimestre é inferior ao primeiro.

À semelhança da tendência registada no trimestre anterior, a área das telecomunicações constitui uma das excepções à tendência negativa registada nas restantes áreas analisadas no índice (fotografia, pequenos e grandes electrodomésticos, tecnologias de informação e equipamento de escritório). Com a transição para o sistema digital TDT, o mercado de electrónica de consumo foi outro sector que conseguiu crescer.

Como se observa no gráfico, o segundo trimestre de 2012 é o período mais baixo do histórico do TEMAX, verificando-se uma quebra de 10,4 por cento face ao segundo trimestre de 2011. A electrónica de consumo (+8%) e as telecomunicações (+5,4%) são os únicos sectores com números positivos. Os restantes apresentaram resultados negativos: fotografia (-3,8%), grandes electrodomésticos (-20,2%), pequenos electrodomésticos (-11,7%), tecnologias de informação (-24,5%) e equipamentos de escritório (-17,6%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos