Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Polícia Judiciária desmantela rede que negociava electrodomésticos
2012-07-24

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma rede que negociava electrodomésticos e terá lesado o Estado em dez milhões de euros. Segundo o comunicado da PJ, foram apreendidos cerca de 43 mil electrodomésticos, avaliados em mais de um milhão de euros, que serão entregues a instituições de solidariedade.

A operação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, “Operação linha branca”, iniciou em 2010 para investigar uma rede que importava electrodomésticos para vender em Portugal. Esta rede liquidava o IVA, que deveria ser entregue ao Estado, o que nunca aconteceu. A rede fazia "constar falsamente da sua contabilidade facturas de empresas do grupo, respeitantes à aquisição de mercadoria e a valores de IVA que, efectivamente, não suportaram (por forma a absorver o valor do IVA liquidado aos seus clientes nacionais - fraude na aquisição)”. Segundo a PJ, a rede organizada, com carácter transnacional, emitiu fcaturação falsa, “utilizando empresas de fachada e testas de ferro”.

Foram efectuadas 31 buscas, que envolveram 100 investigadores. A investigação terminou com a detenção de cinco pessoas, por suspeita da prática dos crimes de fraude fiscal qualificada, associação criminosa e branqueamento. Durante a operação, foram apreendidos cerca de 43 mil eletrodomésticos, desde cinescópios a máquinas de lavar loiça e roupa, aparelhos de ar condicionado, termos, fritadeiras, máquinas de café, aspiradores, irradiadores eléctricos, máquinas de barbear, picadoras, torradeiras, termos inox, varinhas mágicas, frigoríficos, arcas frigoríficas, fogões, microondas, fornos a gás, secadores de cabelo, serviços de jantar e leitores/gravadores de CD e DVD.

A informação foi divulgada via Agência Lusa.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos