Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Famílias em Portugal recebem uma média de oito folhetos por semana
2012-07-20

As famílias em Portugal recebem uma média de oito folhetos por semana, segundo um estudo pan-europeu sobre os folhetos media (door drops) distribuídos porta-a-porta divulgado pela Mediapost Portugal

O estudo concluiu que o mercado de de distribuição publicitária na Europa ascende a cerca de 108 mil milhões de itens, com um valor médio de 3,8 mil milhões de euros investidos neste medium. A pesquisa constatou que o volume de mercado aumentou 0,5 por cento e gastou-se 1,5 por cento mais em relação a 2009. No ano anterior, tinha-se verificado uma diminuição global em volume resultante do início da recessão, mas o sector rapidamente recuperou devido principalmente aos resultados nos países de Leste. Outros países que tiveram também um crescimento importante entre 2009 e 2010 foram a Áustria, Noruega, Alemanha e Suíça. As maiores quedas em volume foram na Bélgica, Itália, Países Baixos, Portugal e Espanha.

Os maiores volumes por país em 2010 foram os da Alemanha (31,5 mil milhões), França (19.000 milhões), Holanda (11.684 milhões) Itália (8,100 milhões) e Reino Unido (7.905 milhões de unidades). O volume total em Portugal encontra-se em décimo terceiro com 1.656 milhões de exemplares.

Em termos de número médio de folhetos semanalmente recebidos pelas famílias na Europa, há uma diferença significativa entre os países com maior e menor quantidade de folhetos. As famílias na Holanda recebem em média 37 folhetos por semana, em comparação com a Irlanda e Roménia que recebem apenas dois. O número médio de itens recebidos pelas famílias em toda a Europa é 12 e de 8 em Portugal.

Ao analisar o estudo, Pedro Barroso, administrador delegado da Mediapost Portugal comenta que “os dados do estudo são positivos pois confirmam que o mercado continua em crescimento, mostrando assinalável resiliência face à contracção nos investimentos que se verificaram na generalidade dos outros media. A nível europeu, apenas existe uma pequena contracção no sul da Europa. E, curiosamente, os países onde se verifica um maior aumento das campanhas com folhetos publicitários são também aqueles em que se verifica igualmente um maior recurso aos media online, o que traduz a excelente complementaridade entre estes dois canais”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos