Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Garmin revela 1.º trimestre de 2012 positivo
2012-05-22

A Garmin acaba de apresentar os dados financeiros resultantes da operação global realizada durante o primeiro trimestre de 2012, que terminou no passado dia 31 de Março, onde se destaca a receita total obtida, que ascendeu a 557 milhões de dólares e que representa um crescimento de 10 por cento face aos 508 milhões de dólares registados no período homólogo do ano passado.

Na sua distribuição contabilizam-se as receitas oriundas do segmento automóvel/mobile, que aumentaram neste caso seis por cento para os 280 milhões de dólares; do segmento outdoor, que cresceram 16 por cento para os 77 milhões dólares; do segmento fitness, que aumentaram 26 por cento para os 71 milhões dólares; do segmento marítimo, que cresceram nove por cento para os 56 milhões dólares e do segmento de aviação, que ficaram cinco por cento do registo homólogo e que totalizaram 73 milhões dólares.

Todas as regiões geográficas globais trabalhadas pela Garmin sem excepção registaram um crescimento da receita face ao mesmo período de 2011. No caso da América do Norte, o negócio cresceu seis por cento, para uma receita de 296 milhões dólares em relação aos 280 milhões de dólares obtidos em 2011. No cenário europeu, registou-se um crescimento de 16 por cento, para uma receita de 199 milhões de dólares em comparação com os 171 milhões de dólares registados em igual período de 2011. Na Ásia, a subida foi de oito por cento, gerando uma receita de 62 milhões de dólares face aos 57 milhões conseguidos no primeiro trimestre de 2011.

 Resultado igualmente positivo tem a ver com a margem bruta obtida no primeiro trimestre de 2012, que melhorou para os 51 por cento (quer sequencialmente, quer na comparação ano-sobre-ano) depois de ter ficado pelos 48 por cento no quarto trimestre de 2011 e nos 47 por cento no primeiro trimestre de 2011. De igual forma, a margem operacional aumentou 16 por cento numa análise ano-sobre-ano, o que representa um resultado superior face aos 15 por cento obtidos no primeiro trimestre de 2011.

 De acordo com Mariana Dias, Marcoms Manager da Garmin Portugal, "o primeiro trimestre de 2012 foi marcado por um forte desempenho, na medida em que cada um dos nossos segmentos de negócio contribuiu para o crescimento global da receita de 10 por cento". Para a responsável, "esta é uma óptima forma de começar o ano”, embora se afirme “cauteloso em relação à indústria dos Personal Navigation Devices, uma vez que este forte crescimento está relacionado com ganhos de quota no mercado global”.

Mariana Dias destaca ainda o facto de “o crescimento das receitas relacionadas com os principais segmentos de negócio, nomeadamente outdoor, fitness, aviação e marítimo, ter sido de 14 por cento”, dando especial destaque para a contínua diversificação do modelo de negócio da Garmin. “Nós continuamos a fazer crescer o nosso investimento em investigação e desenvolvimento nesses segmentos, bem como no segmento automóvel OEM, de modo a capitalizar as várias iniciativas de crescimento a longo prazo em cada um desses segmentos”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos