Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Investimento em imobiliário comercial na Europa atinge 23,8 mil milhões de euros
2012-05-09

De acordo com o mais recente estudo da CBRE, o volume de investimento no mercado imobiliário comercial europeu abrandou no início de 2012, reflectindo em grande medida um abrandamento sazonal da atividade. O mercado de investimento imobiliário comercial totalizou aproximadamente 24 mil milhões de euros no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 31 por cento na actividade em comparação ao último trimestre de 2011 e uma queda de 18 por cento face ao primeiro trimestre de 2011, posicionando os resultados ao nível do primeiro trimestre de 2010.

Em Portugal, o facto da terceira avaliação da troika ao programa de assistência considerar que o país “está no bom caminho da recuperação económica” trouxe de volta algum ânimo e confiança aos investidores como destino de investimento. “Nestes primeiros três meses do ano temos recebido propostas de investimento maioritariamente de ‘family offices’, mas também de investidores institucionais, e iremos concluir importantes operações durante o segundo trimestre. Dados que demonstram alguma melhoria no sector, mesmo que subsistam alguns desafios”, conclui Francisco Horta e Costa, director de Capital Markets da CBRE.

A região dos países nórdicos foi uma excepção ao abrandamento generalizado da actividade de investimento imobiliário na Europa, com um aumento de praticamente 50 por cento na actividade durante o primeiro trimestre de 2012, por comparação ao primeiro trimestre de 2011. A região continua a ser a favorita entre os investidores imobiliários avessos ao risco.

Na Europa Central e de Leste (CEE), depois do grande investimento registado na em 2011, o primeiro trimestre de 2012 coincidiu com níveis baixos de actividade de investimento imobiliário. Durante o primeiro trimestre de 2012, a actividade de investimento imobiliário na região totalizou 901 milhões de euros. Contudo, o interesse por parte dos investidores mantém-se forte relativamente a activos imobiliários de qualidade, particularmente em mercados core, como a Polónia.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos