Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
6% do território concentram 50% do poder de compra
2012-05-09

Seis por cento do território do Continente concentram metade do seu poder de compra, segundo uma análise dos dados relativos ao índice de poder de compra regional (sales index) 2012 da Marktest.

Se metade do poder de compra está concentrada em 25 concelhos, verifica-se ainda que 22,5 por cento deste índice está restrito a apenas cinco concelhos.

A lista dos concelhos com maior índice de poder de compra regional é liderada por Lisboa, que contribui com 10,3 por cento do poder de compra do Continente. O Porto concentra 3,9 por cento deste índice e Sintra 3,3 por cento. Vila Nova de Gaia tem um índice de 2,5 por cento, assim como Oeiras.

Do grupo de 25 concelhos onde está metade do poder de compra fazem ainda parte os concelhos de Cascais, Loures, Matosinhos, Almada, Braga, Coimbra, Amadora, Seixal, Leiria, Guimarães, Maia, Gondomar, Setúbal, Odivelas, Vila Franca de Xira, Santa Maria da Feira, Loulé, Vila Nova de Famalicão, Viseu e Aveiro.

O índice é expresso em permilagem e permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos