Aldi, Amazon, Leclerc e Media Markt vencem Prémios de Inovação 2006 do Planet Retail
As lojas Aldi no Reino Unido, a Amazon nos Estados Unidos, o Leclerc em França e a Media Markt na Áustria foram alguns dos vencedores da primeira edição dos Prémios de Inovação atribuídos pelo Planet Retail.
Durante o ano passado, a equipa internacional do Planet Retail testemunhou uma série de ideias inovadoras dos retalhistas a nível mundial. Os operadores com os melhores exemplos foram agora premiados pela sua capacidade de inovação.
As lojas Aldi no Reino Unido venceram na categoria de Lojas de desconto. Com um conceito modificado, a Aldi desenvolveu um tipo de loja híbrido que conjuga o desconto com a conveniência. A maior loja Aldi do Reino Unido, localizada em Manchester, tem uma grande oferta de refeições já preparadas e produtos de conveniência, incluindo bebidas, sanduíches e fruta fresca, sem quebrar as regras da eficiência do discount.
A Amazon foi a vencedora na categoria de Loja virtual. O site Amazon.com já disponibiliza, desde Julho, uma oferta de mercearia, com 14 mil produtos não perecíveis de 1.200 marcas. A alimentação orgânica e natural conta para metade da proposta. Esta entrada no mercado alimentar prende-se com o objectivo de ganhar quota fora das suas vendas tradicionais na área Electro.
O Leclerc em França ganhou na categoria de Marca própria. Um exemplo da sua capacidade de inovação é a marca de trufas Equador, parte integrante da marca própria Marque Repére, cujas etiquetas são removíveis, permitindo aos consumidores comprar as trufas e oferecê-las sem que o destinatário saiba que são de uma marca da distribuição, mais económica.
Já a campanha da Media Markt na Áustria foi distinguida como a melhor Campanha promocional. Em Novembro de 2006, a Media Markt lançou um filme de mistério e horror de 40 minutos, cuja acção se passava no interior de uma loja da insígnia. Em 24 horas, foram oferecidos 20 mil DVD’s grátis do filme.
O Planet Retail premiou também os melhores conceitos de Hipermercados e superstores, Supermercados e lojas de proximidade, Lojas de conveniência, Especialistas de Entretenimento, Electrónica e Papelaria, Mercearia, Esforços ecológicos, Tecnologia e Cadeia de Abastecimento. Nestas categorias venceram, respectivamente, o supercentro Wal-Mart no Brasil, o supermercado ThreeSixty em Hong Kong, as lojas Engel e Woolworths na África do Sul, a Best Buy Mobile nos EUA, os Hotéis Missoni na Europa e Médio Oriente, a Wal-Mart, a C1000 na Holanda e a Marks and Spencer no Reino Unido.