A Fair Labor Association vai conduzir auditorias especiais e voluntárias aos parceiros de montagem final da Apple, incluindo as fábricas da Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China, a pedido da Apple.
Uma equipa especialista em direitos do trabalho liderada pelo presidente da FLA, Auret van Heerden, iniciou as primeiras inspecções na segunda-feira de manhã nas instalações em Shenzhen, conhecidas como Foxconn City. “Acreditamos que trabalhadores em todo o lado têm o direito a um ambiente de trabalho seguro e justo, razão pela qual pedimos à FLA para avaliar de forma independente a performance dos nossos maiores fornecedores”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “As inspecções que estão a ser agora realizadas não têm precedentes na indústria electrónica, tanto em escala como em alcance, e agradecemos o facto de a FLA ter concordado em dar o passo menos comum de identificar as fábricas nos seus relatórios".
Como parte da sua avaliação independente, a FLA vai entrevistar milhares de funcionários sobre as suas condições de trabalho e de vida, incluindo de saúde e segurança, de compensação, de horas de trabalho e de comunicação com a gestão. A equipa da FLA vai inspeccionar áreas de fabrico, dormitórios e outras instalações e vai conduzir uma revisão extensiva a documentos relacionados com procedimentos de todas as fases do trabalho.
Os fornecedores da Apple juraram total cooperação com a FLA, oferecendo acesso sem restrições às suas operações. As conclusões e recomendações da primeira avaliação da FLA vão ser colocadas no início de Março no site www.fairlabor.org. Vão ser conduzidas inspecções semelhantes nas fábricas em Quanta e Pegatron nesta Primavera e, quando completadas, as avaliações da FLA vão cobrir locais onde mais de 90 por cento dos produtos Apple são montados.
A Apple auditou todas as fábricas de montagem final da sua cadeia de fornecimento todos os anos desde 2006, incluindo mais de 40 auditorias às instalações de fabrico e de montagem final da Foxconn. Em Janeiro, a Apple tornou-se na primeira empresa tecnológica a ser admitida na Fair Labor Association.