Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Metade dos portugueses faz compras não programadas
2012-01-19

Mais de metade dos consumidores portugueses efectua compras não programadas, apesar de usar lista de compras, segundo um estudo do grupo Publicis , dado a conhecer em primeira mão no IV Congresso da APED. Anthony Gibson, presidente do grupo, salienta que este dado representa para os retalhistas uma “oportunidade por explorar”.

Não obstante, entre as conclusões apresentadas, o estudo destaca que os consumidores estão cada vez mais informados e, por isso, a compra hoje é mais racional, antecipada e informada.

Os consumidores portugueses valorizam ainda bastante a loja física. O estudo indica ainda que a maioria (86%) gosta de ir às compras na loja, 82 por cento compram apenas na loja e 17 por cento compram nos estabelecimentos e também online. “Os números provam que o sucesso está na sinergia entre loja física e online, já que 60 por cento consultam informação online antes da compra e 48 por cento os sites de comparação de preços”.

Outra conclusão deste estudo é o facto dos consumidores darem muita importância à publicidade “in-store”. Os meios tradicionais já não têm a liderança anterior e as acções locais, no ponto de venda e informação digital, seja através de sites, redes sociais ou e-mails personalizados, desempenham hoje um papel crucial na decisão de compra.

Em relação à escolha da loja, os consumidores valorizam não só os produtos e os preços, mas também a experiência que querem ter. Tendo por base estes critérios, consideram que Fnac e Worten são as lojas mais atractivas na categoria de Equipamentos, Livros e Música, a Fnac e a Vodafone destacam-se na categoria de Telecomunicações, o El Corte Inglés entre as Mega-Stores, a IKEA nas Home Stores e o Continente nos Super/Hiper.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos