O desligamento do sinal analógico do emissor de Palmela assinala o primeiro passo na transição para a televisão digital terrestre (TDT) em Portugal.
Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e os presidentes da PT e da Anacom, Zeinal Bava eAmado da Silva, respectivamente marcaram esta quinta-feira, dia 12 de Janeiro, presença na cerimónia. Dez anos depois da primeira tentativa da TDT ter falhado, Portugal assistia às 11h45 ao início do “switch-off” das emissões analógicas.
A primeira fase de introdução da TDT em Portugal arranca na faixa litoral de Portugal continental, com os emissores a serem desligados de uma forma faseada. A partir hoje dar-se-á a cessação dos emissores e retransmissores que asseguram, sensivelmente, a cobertura da faixa litoral do território continental; a 22 de Março iniciar-se-á a cessação dos emissores e retransmissores das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e a 26 de Abril serão cessados os emissores e retransmissores analógicos no restante território continental.