O projecto de investigação da Nokia assente no princípio de encontrar alternativas energéticas eficientes e sustentáveis para carregar os equipamentos móveis já está concluído. Este projecto tinha o intuito não só de medir a viabilidade e a facilidade de carregar os telemóveis através da energia solar, mas também o de perceber até que ponto é possível carregar a bateria de um equipamento móvel quando não há condições de ligação à rede eléctrica ou quando as circunstâncias não permitem ligar o telemóvel à corrente.
O resultado provou que tal é possível, mas que são muitos os desafios a ultrapassar.
Para esta investigação a Nokia desenvolveu um protótipo com um painel solar embutido na parte traseira e testou-o em vários ambientes, mais concretamente no Círculo Polar Ártico, no sul da Suécia, no Quénia e no mar Báltico. Foram escolhidos locais sem condições de acesso à rede eléctrica ou com um acesso limitado.
As conclusões desta investigação mostraram que o carregamento da bateria de um equipamento móvel através de um painel solar embutido é possível, mas que depende de muitos factores. Quando cuidadosamente colocados ao sol, os protótipos conseguiram armazenar energia suficiente para manter o telefone em stand-by, com um tempo de conversação muito limitado. Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer no sentido de encontrar uma solução de carregamento eficaz e sem restrições.
O estudo concluiu, igualmente, que apesar das condições climatéricas, da quantidade de sol existente numa dada região, do ângulo da luz e do estilo de vida serem factores determinantes para a quantidade de energia obtida pelo painel solar, um dos maiores desafios é o tamanho pequeno da parte traseira dos equipamentos móveis onde pode ser colocado o painel solar. É que por ser pequena, limita a capacidade de carregamento.