A sociedade Francisco Manuel dos Santos, maior accionista da Jerónimo Martins, vendeu a totalidade do capital que detinha no grupo à sua subsidiária na Holanda.
Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo informa que “no passado dia 30 de Dezembro de 2011 a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS vendeu à sociedade Francisco Manuel dos Santos B.V., que comprou àquela, 353.260.814 acções da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS, representativas de 56,136 por cento do capital social e 56,213 por cento dos respectivos direitos de voto”.
Apesar desta operação indicar uma mudança da sede fiscal da Jerónimo Martins para a Holanda, José Soares dos Santos, administrador executivo da sociedade Francisco Manuel dos Santos, garantiu à Lusa que a operação "não tem implicações fiscais" e que "não existe alteração à carga fiscal que incide sobre dividendos". Interrogado sobre as razões da operação, adiantou que "o grupo Jerónimo Martins encontra-se numa situação muito sólida de geração de caixa e num momento em que o seu endividamento atingiu níveis consideravelmente baixos". Esta situação torna o grupo "bastante auto-suficiente em relação aos seus accionistas", o que "vai permitir à sociedade Francisco Manuel dos Santos acelerar o seu processo de crescimento".