Os principais desejos para este Natal não serão bens materiais mas bens como saúde prosperidade, amor e felicidade.
Tendo em conta o momento pelo qual Portugal está neste momento a passar, a E.Life, empresa de monitorização e análise de media social, decidiu perceber quais os maiores desejos deste Natal dos portugueses e de que forma se comportam face às suas necessidades materiais e sentimentais. O estudo foi realizado através dos softwares desenvolvidos internamente pela E.Life, tendo-se analisado os depoimentos publicados entre os dias 1 e 11 de Dezembro na rede social Facebook num total de 260 publicações.
Os “sentimentos” lideram sem dúvida os desejos de Natal dos portugueses com 156 dos 260 depoimentos analisados. Seguem-se algumas referências a prendas não específicas com 39 posts e só depois surgem os brinquedos com 28 registos, veículos (carros, motas ou bicicletas) com apenas oito referências, tecnologia com seis posts e, no final da lista, a completar o total de depoimentos, encontram-se os pedidos relacionados com utensílios domésticos, música, vestuário, telemóveis, livros e no final jogos, com apenas uma referência.
De forma a que a análise fosse o mais completa possível, foram seleccionados para a busca de depoimentos alguns termos como “o meu presente de Natal”, “a minha lista de desejos”, “na minha lista de Natal”, “as minhas prendas de Natal”, “vou fazer compras de Natal”, “vou oferecer”, “para o Natal vou pedir”, entre outros, sendo que o termo “vou pedir ao Pai Natal” foi o mais usado durante a análise deste estudo.