A Priberam celebrou um acordo de parceria com a empresa espanhola Imaxin que, à semelhança da Priberam, se dedica ao processamento computacional da língua.
Este acordo visa a exploração conjunta do mercado global de produtos e serviços de tecnologia linguística para todas as variantes de português e de espanhol. “A entrada no mercado espanhol era um dos nossos objectivos, quer pela proximidade geográfica, quer pela proximidade em termos de língua, que nos levou a investir também em recursos e tecnologias para o espanhol nos últimos anos. Este acordo de parceria permitir-nos-á por um lado chegar mais rapidamente e com menos custos aos clientes espanhóis e, por outro, alargar a nossa oferta a outros mercados, nomeadamente na América do Sul onde, por agora, estamos apenas no Brasil”, comenta Carlos Amaral, CEO da Priberam.
Ao abrigo do acordo celebrado, as duas empresas irão comercializar e dar o suporte aos produtos de ambas nos mercados em que já estão a operar, mas também participar em projectos de investigação e organizar missões comerciais conjuntas, para citar apenas dois exemplos. Tradutores automáticos, motores de pesquisa semânticos, ferramentas de revisão e auxílio à escrita e dicionários electrónicos são alguns dos produtos e serviços que constituem a oferta actual das duas empresas.
Ambas as empresas, que contam com mais de 15 anos de experiência na área do processamento computacional da língua e que têm clientes como a Amazon e a Microsoft, ponderam agora explorar conjuntamente outros mercados que se revelem estratégicos, como alguns países da América do Sul.