Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Quebra de quase dois dígitos nas vendas no comércio a retalho
2011-12-02

Em Outubro, a taxa de variação homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho registou uma quebra de 9,7 por cento, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor compara com a diminuição de 6,9 por cento observada em Setembro.

Os produtos não alimentares caíram quatro pontos percentuais face a Setembro, situando-se a quebra, no mês de Outubro, nos 14,2 por cento.

Em termos nominais, o INE avança que o índice agregado apresentou uma variação homóloga de -8,1 por cento em Outubro (-5,5 por cento em Setembro), enquanto a taxa de variação mensal do índice agregado do comércio a retalho passou de -4,4 por cento em Setembro para -3,2 por cento em Outubro. Este valor resultou de variações menos negativas observadas em ambos os agrupamentos, com a taxa de variação homóloga do agrupamento de produtos não alimentares a situar-se em -5,8 por cento (-7 por cento no mês anterior).

A variação média dos últimos 12 meses do índice total foi -5,5 por cento, inferior em 0,7 pontos percentuais à observada no mês anterior. A componente de produtos não alimentares caiu 9,1 por cento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos