Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
46% fazem as compras de Natal duas semanas antes
2011-11-28

A grande maioria dos consumidores portugueses faz as suas compras de Natal até um mês antes da data. 36 por cento afirmam que o fazem com um mês de antecedência, 46 por cento duas semanas antes e 12 por cento uma semana antes. São nas semanas que antecedem o Natal que se verifica o maior volume de consumo. Estes dados foram revelados pelo Observador Cetelem que apresentou, recentemente, um estudo sobre as intenções de compra para o Natal 2011.

Ainda na análise do planeamento das compras de Natal, destaca-se o facto das mulheres iniciarem as compras com maior antecedência que os homens. Enquanto 43 por cento das mulheres começam a preparar o Natal com um mês de antecedência, 51 por cento dos homens fazem-no duas semanas antes. Esta análise mostra ainda que são os indivíduos do Sul (56%) e do Porto (52%) que mais optam por fazer as compras duas semanas antes. As regiões do país com maior planeamento são a zona Norte e o Centro, onde 42 por cento e 44 por cento dos inquiridos, respectivamente, iniciam as compras até um mês antes.

”O facto da maior parte dos consumidores portugueses iniciar as suas compras de Natal até duas semanas antes justifica-se pelo facto de ser nesta altura que a maioria recebe o subsídio de Natal. Como sabemos, 82 por cento dos consumidores revelaram que recorrem ao subsídio de Natal para comprar presentes e, como tal, é natural que só o façam depois de o receber“, afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

Um dado também a destacar deste estudo do Observador Cetelem é o facto de 25 por cento dos inquiridos afirmarem que costuma esperar pelas promoções e saldos após o Natal para fazer algumas compras de Natal. Percentagem que chega aos 30 por cento nos indivíduos entre os 25 e os 34 anos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos