A Philips assinou um acordo para transferir o seu negócio de televisão para uma joint-venture com a TPV Technology. A nova companhia será detida em 70 por cento pela TPV e em 30 por cento pela Philips.
O negócio deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2012, depois das aprovações das autoridades competentes e dos accionistas da TPV. “Este acordo é importante para a Philips e para a TPV e vem trazer aos nossos consumidores, parceiros de negócio e colaboradores uma maior transparência”, comenta Frans van Houten, CEO da Philips. “Esta joint-venture vem reforçar os pontos fortes de ambas as empresas para melhorar a posição do negócio de televisão da Philips no mercado. permite ainda à Philips focar-se no reforço da sua liderança nos sectores de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting”.
A joint-venture será responsável pelo design, fabrico, distribuição, marketing e vendas dos televisores Philips em todo o mundo, excepto na China continental, Índia, Estados Unidos, Canadá, México e alguns países da América do Sul. Nos termos deste acordo, as unidades de produção de televisão, organizações comerciais, instalações administrativas e recursos humanos da Philips alocados a este negócio serão transferidos para a joint-venture.
A Philips irá conceder à joint-venture o direito de usar a marca Philips, inicialmente por um período de cinco anos, automaticamente enovável por mais cinco anos. A partir do segundo ano, será pago um “royalty” anual de 2,2 por cento das vendas, no mínimo de 50 milhões de euros por ano.