A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos apresenta a primeira edição do projecto “Quartel Electrão”, uma iniciativa destinada às Corporações de Bombeiros e a toda a população abrangida pela sua área de influência. Este projecto visa sensibilizar a sociedade civil para a problemática ambiental dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e de Pilhas e Acumuladores Portáteis e Incorporáveis em EEE (P&A) em fim de vida e para a importância do seu correcto encaminhamento.
Esta iniciativa pretende incentivar as corporações aderentes e as comunidades locais a reunir a maior quantidade possível de REEE e P&A durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Os quartéis com melhores resultados, maior peso de REEE e P&A recolhidos durante o período indicado podem receber uma ambulância, uma lavandaria totalmente equipada e vales de combustível no valor de 1.500 euros.
“As corporações nacionais de bombeiros são já uma das entidades parceiras da Amb3E no objectivo de aumentar os pontos de recolha e de incentivar o correcto encaminhamento dos REEE e P&A. Com o lançamento desta campanha acreditamos que os bombeiros poderão continuar a contribuir de forma significativa para a recolha por parte das populações, nomeadamente as que são feitas através dos quartéis”, refere Victor Sousa Uva, director comercial e de comunicação da Amb3E.
No final da acção serão atribuídos um total de 12 prémios, dois grandes prémios absolutos para as corporações aderentes que tenham acumulado, em termos absolutos, o maior peso de REEE e P&A e dez prémios per capita para as corporações aderentes que tenham acumulado o maior peso de REEE e P&A per capita. Os dois grandes prémios absolutos correspondem a uma ambulância de transporte de doentes para o primeiro lugar e a uma lavandaria profissional para bombeiros (máquina de lavar roupa, secador de roupa, sapatas fechadas, calanda industrial, sistema de doseamento automático e vaporeta Veit) para o segundo. As dez corporações galardoadas como os rémios per capita os prémios vão receber cartões pré-pagos de combustível da Repsol no valor de 1.500 euros.