Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
91% dos jovens portugueses recorrem à Internet antes de comprar
2011-06-20

A Internet transformou-se numa ferramenta com o poder de formar opinião ao longo do processo de compra, revela o Observador Cetelem 2011. Apenas nove por cento dos jovens em Portugal não recorre à Web para efectuar uma pesquisa aquando de uma compra importante , no caso dos indivíduos com mais de 50 anos, só 14 por cento.

“É através da Web que o comprador detecta a oferta existente nos sites comerciais ou de fabricantes, se orienta em sites de informação, blogues ou fóruns, selecciona os produtos nos comparadores de preços e compra nos sites de comércio electrónico ou nas lojas que descobre no ecrã. Deste modo, a Internet assume um papel de grande importância e torna-se quase imprescindível para o consumidor no início do processo, quando selecciona online os produtos que lhe interessam, os preços mais baratos e até mesmo a loja onde irá fazer a compra”, defende Conceição Caldeira Silva responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

A Internet é para as gerações mais jovens um meio de automatizar a escolha dos produtos antes da aquisição e de aceder a uma informação mais neutra. Embora Portugal seja um dos países da Europa com menor taxa de penetração de Internet da Europa (48 por cento contra uma média de 68 por cento), são os consumidores portugueses com menos de 30 anos que utilizam com maior frequência os sites de comparação de preços (67 por cento contra uma média europeia de 55 por cento). Já a utilização dos fóruns, blogues e redes sociais em Portugal é uma das fontes menos influentes no processo de decisão de compra e apenas 12,1 por cento dos jovens o fazem, quando a média na Europa é de 17,9 por cento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos