Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
ANACOM recebe mais 5% de reclamações em 2010
2011-05-11

A ANACOM recebeu 44.108 reclamações em 2010, o que representa um aumento de cinco por cento face ao período homólogo e que se deve, em grande parte, ao aumento constante do volume de folhas do livro de reclamações.

Com efeito, estas folhas representaram, em 2010, cerca de 82 por cento do volume total de reclamações recebidas na ANACOM.

Neste período, a ANACOM recebeu ainda 982 pedidos de informação, 56 sugestões, nove petições e 32 comunicações de outra natureza, num total de 45.187 solicitações. À semelhança dos anos anteriores, a larga maioria das reclamações incidiu sobre o sector das comunicações electrónicas (73,1%), apresentando-se o sector postal (19,8%) em segundo lugar.

No âmbito das comunicações electrónicas, o serviço de acesso à Internet motivou o maior número de reclamações por cada 1.000 clientes, seguido do serviço telefónico em local fixo e do serviço de televisão por subscrição. Relativamente aos assuntos subjacentes a estas reclamações, mantém-se uma preponderância das questões associadas a equipamento, facturação (com particular relevância para as situações de incorrecções nas facturas) e atendimento ao cliente, as quais se encontram tipicamente associadas à deslocação dos utilizadores aos estabelecimentos dos respectivos prestadores de serviços.

No que se refere às solicitações recebidas nos serviços de atendimento da ANACOM, foram registadas 5.120 solicitações, das quais 4.517 corresponderam a reclamações e as restantes 603 a pedidos de informação. A grande maioria das solicitações foi apresentada por via telefónica e incidiu sobre o sector das comunicações electrónicas, destacando-se neste âmbito o serviço telefónico em local fixo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos