Uma análise dos dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, revela que o concelho de Lisboa perdeu um terço do índice de poder de compra regional entre 2001 e 2011.
Numa análise dos resultados do Sales Index para a última década, o concelho de Lisboa salienta-se como aquele que mais tem perdido em índice de poder de compra regional. Se em 2001 o concelho concentrava 151,85 por cento do poder de compra do Continente (num total de 1000), em 2011 esse peso baixou para 100,68 por cento, menos 33,7 por cento do que então.
Esta diminuição do peso do concelho de Lisboa fica especialmente a dever-se ao decréscimo populacional que tem apresentado. De acordo com as estimativas do INE, entre os Censos de 2001 e o ano de 2009, o concelho perdeu 15 por cento dos seus habitantes e está perto de ser "ultrapassado" por Sintra como concelho mais populoso do país (apenas 26 mil habitantes separam agora estes dois concelhos).
O concelho do Porto é o segundo com maior decréscimo no seu índice de poder de compra, que baixou 30,1 por cento na mesma década. O concelho assistiu a uma quebra de população ainda maior do que Lisboa, de 20 por cento entre 2001 e 2009. Concentra 36,73 por cento do poder de compra do Continente, abaixo dos 52,56 por cento observados dez anos antes.
No extremo oposto, Alcochete, Mafra e Arruda dos Vinhos posicionam-se como os concelhos que, no Continente, mais têm aumentado em índice de poder de compra nos últimos dez anos. Alcochete viu o seu índice crescer 48 por cento entre estes dois momentos, subindo 26 degraus no ranking de concelhos do Continente.
No período em análise, 159 dos 278 concelhos do Continente viram este índice subir, 109 registaram decréscimos e sete mantiveram o seu valor inalterado. Para três concelhos (Odivelas, Trofa e Vizela, criados em 1998) não existe informação disponível antes de 2003.