A Sonae acaba de anunciar que fechou acordo com a empresa angolana Condis para a criação de uma rede de hipermercados Continente.
Segundo o comunicado enviado à CMVM, o "acordo concretizar-se-á pela criação de uma joint-venture cujo capital é detido em 51 por cento pela Condis e em 49 por cento pela Sonae, em que as decisões relevantes são partilhadas, cabendo à Sonae a gestão operacional".
O investimento será conduzido preferencialmente numa óptica de “capital light”, o que quer dizer que a joint-venture não vai investir na componente imobiliária. A Sonae, que não adianta qualquer valor do custo do projecto, sustenta que para isso que existem já "investidores locais com interesse em se associar ao desenvolvimento do projecto".
A parceria visa a "abertura de uma rede de hipermercados Continente, com o objectivo de alcançar a liderança no mercado de retalho moderno da base alimentar" angolano. O projecto em causa "está sujeito à apreciação final das autoridades angolanas competentes".
A Condis é uma empresa detida por Isabel dos Santos, filha do presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e por Sindika Dokolo.