Para a GS1 Portugal, 2010 foi o ano da comemoração dos 25 anos e um ano de consolidação da sua actividade, quer em termos de crescimento no número de associados, como em projectos que reforçam o posicionamento estratégico da associação.
Em 2010, a GS1 Portugal ultrapassou a marca dos 6.600 associados, que integram os mais diversos sectores de actividade. “O sector alimentar é o mais expressivo em número de associados, com 58 por cento, e registando um crescimento de 7,3 por cento face a 2009. Também com grande representatividade, de assinalar um segundo grande sector em número de associados, com 13,5 por cento, a construção, bricolage e artigos para o lar (DIY – Do-It-Yourself), seguido do sector têxtil com 6,6 por cento”, refere João de Castro Guimarães, director executivo da GS1 Portugal CODIPOR.
A GS1 Portugal CODIPOR assinala ainda a expansão e o aumento da aplicação dos seus standards GS1, quer em micro e pequenas empresas, que representam aproximadamente 84 por cento do universo dos seus associados, quer nas grandes empresas. Trata-se de um aumento que se consolida gradualmente em inúmeras cadeias de valor que representam sectores chave da economia, desde o sector dos Fast Mooving Consumer Goods, passando pelo sector da cosmética, higiene e limpeza, discográfico e livreiro, da saúde, das tecnologias da informação até Sectores como o dos transportes, logística e embalagem, electrodomésticos e automóvel.