Tal como os rumores o indicavam, o conselho de administração do Carrefour anunciou a sua vontade de ceder a totalidade da sua marca de discount Dia e de 25 por cento da sua filial imobiliária Carrefour Property.
Segundo noticia a revista LSA, estas duas operações, que serão submetidas à aprovação da Assembleia Geral de Accionistas do Carrefour e do Carrefour Property, que terão lugar a 21 e 23 de Junho, serão concluídas com a oferta em bolsa do Dia e da filial imobiliária, em Julho. “A cedência de 100 por cento do Dia permite ao Carrefour concentrar-se plenamente no desenvolvimento do potencial da sua insígnia Carrefour e no seu negócio ‘core”, possibilitando aos accionistas de beneficiarem do pleno potencial do Dia. Por sua vez, a venda de 25 por cento do Carrefour Property contibuirá para o reforço da atractividade e competitividade das localizações e permitirá ao Carrefour revelar o valor subjacente dos seus negócios imobiliários”, explica o grupo.
A insígnia Dia será cotada na bolsa de Madrid. O grupo relembra que o Dia é o terceiro operador mundial de discount e gerido de uma forma autónoma. As suas interacções com o Carrefour são muito limitadas, dispondo de sede social em Madrid, instalações próprias em cada país onde está presente, uma cadeia de abastecimento independente, um sistema informático dedicado e poucas sinergias com o Carrefour.