Best Buy concentra investimento na abertura de novas lojas nas plataformas Best Buy Mobile nos EUA e Five Star na China
Durante o ano fiscal de 2012, as novas aberturas de lojas Best Buy serão primariamente concentradas nas plataformas Best Buy Mobile, nos Estados Unidos, e Five Star, na China.
A empresa anunciou esta quarta-feira, dia 2 de Março, um conjunto de medidas destinadas a potenciar o crescimento nos negócios-chave estratégicos e a melhorar o desempenho financeiro do seu segmento internacional. Entre as acções previstas, faz também parte a reestruturação das operações sob a insígnia Best Buy nos mercados chinês e turco. Na China, esta medida implica o fecho de nove lojas Best Buy, mas a retalhista reitera que pretende explorar outras opções de crescimento mais rentáveis para a marca Best Buy e que planeia reabrir dois dos pontos de venda futuramente. Já na Turquia, os planos implicam a saída deste mercado-teste e o encerramento de duas lojas.
A companhia anunciou ainda planos para melhorar a eficiência da sua cadeia de abastecimento nos Estados Unidos. Conjuntamente, estas medidas deverão resultar em ganhos anuais antes de impostos de 60 a 70 milhões de euros no ano fiscal de 2013. "Estamos satisfeitos em continuar a investir nos modelos de negócio da Best Buy Mobile e da Five Star, que são rentáveis e têm oportunidades de crescimento significativas”, afirma Brian Dunn, CEO da Best Buy. “As acções que vamos realizar são consistentes com a nossa estratégia de impulsionar os negócios que ganharam o direito a capital adicional e simultaneamente reestruturar as actividades que acreditamos que não atingirão os nossos objectivos em termos de retorno do investimento”.
Em 2012, a retalhista planeia abrir aproximadamente 150 lojas Best Buy Mobile, em formato “stand-alone” nos Estados Unidos, elevando para 325 o número destes pontos de venda neste país. Na China, a Best Buy perspectiva abrir 40 a 50 lojas Five Star, elevando para 210 o total de pontos de venda desta cadeia no final do ano fiscal de 2012.
Relativamente ao formato de grandes lojas Best Buy, a retalhista anunciou que contempla abrir seis a oito lojas no mercado norte-americano e outras 18 no Canadá, Reino Unido e México. A empresa acredita que estes mercados internacionais ainda representam oportunidades de crescimento.