Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Jerónimo Martins e Sonae apostam no comércio tradicional
2011-01-27

Depois de muitos anos a investirem em grandes e médias superfícies, a Jerónimo Martins e a Sonae vão apostar no retalho alimentar na área do comércio tradicional.

Amanhecer dá nome ao novo conceito de mercearias de bairro que a Jerónimo Martins vai lançar já para a semana. Em conferência de imprensa, realizada esta manhã, dia 27 de Janeiro, em Lisboa, David Lopes, director geral do Recheio, adiantou as duas primeiras unidades abrem na próxima quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Viana de Castelo e na baixa lisboeta. O objectivo é chegar ao fim deste ano com 20 a 25 lojas Amanhecer.

De acordo com o responsável, o conceito assenta num acordo de cooperação comercial, não num franchising, já que a Jerónimo Martins não cobras nenhuma taxa aos proprietários da “Loja da Baixa”, em Lisboa, e do “Lutador”, em Viana do Castelo. Os comerciantes passam a adoptar a designação Amanhecer e vendem os produtos da marca própria Recheio, que também segue a denominação Amanhecer. A marca Amanhecer já existia há 12 anos, mas estava circunscrita a uma gama muito reduzida. Actualmente conta com 130 produtos. Até ao final do ano, o Recheio conta ter 200 a 220 produtos com a marca Amanhecer.

Paralelamente, a mercearia verá o seu layout e decoração adequados. A mudança é coordenada pela Jerónimo Martins, sendo os custos assegurados pelo proprietário.

David Lopes adiantou ainda que o perfil de consumidor da nova insígnia será diferente do do Pingo Doce. “Enquanto o consumidor do Pingo Doce é um cliente de uma ou duas compras por semana, nas lojas Amanhecer estamos a falar em visitas diárias”. O Recheio quer apostar, através destas lojas, num atendimento personalizado ao cliente e na proximidade.

Também hoje o Diário Económico dá conta do interesse da Sonae em avançar para uma rede de mercearias centrada na marca própria Modelo ou Continente. “A Sonae já criou uma equipa específica para este projecto há muito tempo”, adianta uma fonte do sector citada pelo jornal que não avança com uma data concreta para o arranque. De acordo com a publicação, a Sonae já terá mesmo entrado em contacto com pequenos comerciantes.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos