O grupo PPR encetou negociações exclusivas com a sul-africana Steinhoff International Holdings para a venda da totalidade da sua participação na Conforama, numa transacção avaliada em 1,2 mil milhões de euros.
Segundo François-Henri Pinault, chairman e CEO do PPR, “esta cessação planeada para um ‘player’ global do sector do mobiliário é uma importante oportunidade estratégica para a Conforama. A oferta proposta reflecte uma valorização estratégica, reconhecendo o valor real da companhia, da sua marca e do trabalho desenvolvido pela sua equipa”.
Para Steinhoff International Holdings, adianta Markus Jooste, CEO da empresa sul-africana, caso esta transacção seja bem sucedida, permitirá o reforço da sua posição como um importante “player” do sector do mobiliário e electrodomésticos, dando-lhe o acesso a importantes mercados europeus.
A venda da Conforama representa o primeiro passo da estratégia do grupo PPR em se libertar da sua divisão de retalho para se concentrar como um grupo internacional de marcas globais de luxo, desporto e “lifetsyle”. O negócio deverá estar concluído nas próximas semanas e submetido à aprovação das autoridades competentes.