Fazer compras de Natal através da Internet é uma opção cada vez mais frequente entre os portugueses. A comodidade de adquirir roupa, livros ou tecnologia, sem necessidade de se deslocar a lojas cheias de gente, é agora um luxo ao alcance de todos. No entanto, é necessário tomar as medidas de precaução adequadas e saber como se proteger dos perigos da Internet.
A Kaspersky Lab dá alguns conselhos simples que, se seguidos, tornarão certamente as compras online muito mais seguras.
Os riscos são reais e não param de crescer. A Kaspersky Lab identifica todos os dias mais de 36 mil novas ameaças na Internet, entre as quais programas maliciosos capazes de aceder às palavras-chave dos utilizadores, roubar dados dos seus cartões de crédito e utilizá-los para fazer compras, esgotar a sua capacidade de crédito e destruir a sua reputação online, muito antes de as vítimas darem sequer conta do que está a acontecer.
A última versão do software de segurança Kaspersky PURE ajuda o utilizador a proteger o seu computador contra estas ameaças. O Kaspersky PURE inclui tecnologia avançada para proteger os lares e garantir a segurança dos computadores de toda a família contra qualquer tipo de contaminação digital e ciber-ameaça, incluindo spam, infecções por vírus e roubos de identidade. Também protege contra a perda de ficheiros valiosos, como fotografias e música, e inclui filtros de controlo parental avançados para ajudar a proteger jovens e crianças enquanto navegam.
Quanto mais se carrega o computador com conteúdos e mais se o utiliza, mais atractivo este se torna aos olhos dos criminosos e vulnerável a ameaças externas. A mais recente versão do Kaspersky PURE inclui, por isso, novas funcionalidades avançadas e uma interface de utilizador melhorada, para que qualquer um possa instalar e gerir o software, independentemente do seu nível de conhecimentos.
Conselhos para uma compra online segura
Em caso de dúvida, compre noutro lado
Há muitas pequenas lojas online que são dignas de confiança. No entanto, se apenas efectuam os envios depois de um pagamento antecipado, não são claros a dizer onde estão localizados ou tentam seduzir com preços inacreditavelmente baixos, aconselha-se a que desconfie.
Vigie o seu cartão de crédito
Introduza os seus dados apenas em páginas com encriptação SSL. Estas páginas começam por “https://” e o computador deve apresentar um cadeado fechado para indicar que a encriptação é fiável. Desta forma, a transmissão dos dados estará protegida, embora não chegue para garantir que o vendedor irá processar convenientemente esses dados. Verifique os extractos do cartão com regularidade e considere a opção de utilizar serviços online do tipo PayPal.
Utilize palavras-chave seguras para as suas contas de compras
A maioria das lojas virtuais permite aos clientes criarem contas de utilizador pessoais. Neste caso, é conveniente registar passwords que não sejam fáceis de decifrar, especialmente se na sua conta também estão armazenados dados sobre os seus cartões de crédito.
Não confie nos emails que avisam sobre possíveis consequências negativas se não seguir certas instruções
São mensagens de phishing. De uma maneira geral, fingem que são provenientes da PayPal, eBay ou de um banco e advertem para a possibilidade da conta ser encerrada se não confirmar o seu nome de utilizador e palavra-chave. Não aceda a qualquer dos links que vêm nestas mensagens.
Mantenha o computador limpo e protegido
Os vírus e Trojans modernos são invisíveis, infectam silenciosamente o sistema e manipulam as transacções bancárias ou obtêm os detalhes dos cartões quando os introduz no seu computador. Para reduzir o risco de infecção, mantenha o antivírus actualizado.