Centro de Estágio do Benfica poupa 67% no aquecimento de águas com soluções solares térmicas Vulcano
Um ano após a instalação das soluções solares térmicas Vulcano, o Benfica avalia em 67 por cento a poupança média mensal na factura de gás para o aquecimento de águas sanitárias no Centro de Estágio do Seixal.
Segundo Teresa Claudino, responsável pelos projectos de energias renováveis do Benfica, “Um ano depois, a avaliação não poderia ser mais positiva. O elevado consumo energético necessário para o aquecimento de águas do centro é na sua maioria assegurada pelo sistema solar térmico, que, nos dias de maior exposição solar, chegam a garantir a quase totalidade da energia necessária. Para além da evidente poupança económica, este é um dos pilares principais da estratégia de sustentabilidade do S. L. B.”.
Através do recurso a energia solar térmica, o C.E. Benfica não apenas reduz a factura de consumo de gás natural necessária para assegurar o aquecimento de uma média de 12.000 litros de água por dia, destinados a 200 banhos e 150 refeições, como o consumo de energias poluentes e nocivas ao meio envolvente. Para João Fernandes, director comercial da Vulcano, “a utilização de soluções solares para elevados consumos, como é o caso de clubes desportivos, torna-se numa mais-valia evidente, permitindo um rápido retorno do investimento e benefícios a longo prazo.”
De acordo com as necessidades identificadas num estudo prévio, a Vulcano propôs para o caso específico do Centro de Estágio e Formação do S. L. Benfica um sistema composto por 80 painéis solares FKC-1S, um controlador B-Sol 300 e outros equipamentos complementares, sendo que o sistema foi preparado para se adaptar aos sistemas de aquecimento existentes no centro.O projecto resultou de uma parceria entre a Vulcano e a empresa instaladora Hidrion, responsável pela avaliação prévia das necessidades de consumo e instalação dos sistemas seleccionados.