Os números da Direcção-Geral das Actividades Económicas revelam que apenas 6,4 por cento dos estabelecimentos comerciais são actualmente obrigados a encerrar aos domingos e feriados à tarde, noticia o jornal “i”.
Entre os estabelecimentos que respondem à Lei do Licenciamento Comercial, são muito poucos os que ainda não estão abertos ao domingo. No concelho de Lisboa, e todos os domingos à tarde, estão abertos 195 lojas, fechando apenas 14. No Porto, abrem 102 e fecham cinco.
De acordo com o “i”, se os números se restringirem apenas ao retalho alimentar, o impacto da lei é ainda menor. No concelho do Porto, por exemplo, 61 lojas de retalho alimentar podem abrir, estando apenas uma fechada. Em Sintra, a proporção é de 47/1, em Lisboa 107/6 e há concelhos em que não fecha nenhuma.
O concelho em que esta medida mais se sentirá é o de Chaves, onde dos quatro hipermercados existentes, um era obrigado a fechar.
O jornal revela, no entanto que, apesar do número de superfícies que passam a abrir aos domingos e feriados de tarde serpequeno, a área que ocupam é substancial, ou seja um terço da área total dos estabelecimentos comerciais com licenciamento. Por exemplo, o El Corte Inglés tem apenas duas lojas em Portugal, mas juntas ocupam uma área de quase 87 mil metros quadrados, enquanto as três lojas IJEA representam mais de 65 mil metros quadrados.