1 em 3 dos termos no top de tendências de pesquisa devolvem resultados maliciosos
De acordo com um novo estudo do Norton, mais de um em cada três dos termos no top de tendências de pesquisa devolveram, pelo menos, 10 por cento de resultados maliciosos, colocando os computadores pessoais e a sua informação em risco de cibercrime.
Entre Fevereiro e Maio deste ano, procurar por “tropical dreams sweepstakes” poderia ter sido um pesadelo, enquanto que procurar por “red hot laugh riot” poderia ter sido apenas divertido. No pico da popularidade, estes mesmos dois termos de pesquisa devolveram 99 links maliciosos.
Esta semana, notícias de celebridades, jogos online e doenças estavam entre os tópicos mais infectados no top de tendências de pesquisas, com termos como “constace francesca hilton”, “atomic dove” e “melorheostosis” a devolver mais de 45 por cento de links maliciosos.
Para combater estas ameaças infectadas de search engine optimization (SEO), o Norton introduziu o Norton Safe Web Lite, uma ferramenta gratuita, através de download, que identifica os sites de risco antes de os utilizadores clicarem neles. Uma vez feito o download em safeweb.norton.com/lite, o Norton Safe Web fica acessível como uma pequena barra de ferramentas dentro do Internet Explorer ou do Mozilla Firefox. A ferramenta gratuita é potenciada pela tecnologia de rating de sites Norton Safe Web incluída no Norton Internet Security e no Norton 360.
Identificar resultados de risco antes de clicar é essencial, porque perto de 60 por cento dos sites inseguros reconhecidos pelo Norton Safe Web contêm drive-by downloads, ameaças que podem infectar o PC sem que o utilizador faça downloads ou instale ficheiros.
Para além disso, o scanner do Norton Safe Web para Facebook, também gratuito, agora oferece a conveniente opção “Enable Auto-Scan” para identificar qualquer link malicioso em novos feeds de notícias dos utilizadores. O Norton Safe Web para Facebook está disponível em apps.facebook.com/nortonsafeweb.