Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae supera estimativas com lucro de 41 milhões de euros
2010-08-27

A Sonae anunciou esta quinta-feira, dia 26 de Agosto, lucros de 41 milhões de euros na primeira metade do ano, que contrastam com os prejuízos de 28 milhões de euros registados em igual período de 2009.

Este resultado supera as estimativas dos analistas consultados pela Reuters, que previam, em média, um lucro de 27 milhões de euros no primeiro semestre.

Entre Janeiro de Junho de 2010, o volume total de negócios do grupo cresceu seis por cento, para os 2,8 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) subiu dez por cento, para 305 milhões de euros. "A resiliência das nossas unidades de negócio, apesar das condições macroeconómicas adversas, dá-nos confiança na capacidade de concretizamos a nossa ambiciosa estratégia de criação de valor assente no crescimento internacional e reforço da liderança dos nossos negócios 'core'. Ficámos particularmente satisfeitos com o crescimento de nove por cento dos nossos negócios de retalho e com a contínua melhoria do retorno do capital investido”, afirma em comunicado Paulo Azevedo, CEO da Sonae.

Tanto a Sonae MC (Modelo Continente) como a Sonae SR (Specialized Retail) cresceram em termos de quota de mercado. A Sonae MC aumentou as vendas em seis por cento e, numa base comparável, em dois por cento. Já a Sonae SR viu as suas vendas crescer 17 por cento, graças ao aumento das vendas numa base comparável em quatro por cento e à expansão orgânica dos últimos 12 meses, com a abertura de 54 lojas em Portugal e 38 em Espanha.

No mercado nacional, as vendas do negócio de retalho especializado da Sonae aumentaram dez por cento, dos quais três por cento numa base comparável, valores que a Sonae considera de significativos “num cenário macroeconómico adverso”.

Já a nível internacional, as vendas da Sonae SR subiram 70 por cento, como resultado do aumento das vendas em cinco por cento numa base comparável e do ganho de quota de mercado da Worten que duplicou a sua dimensão.

Tendo por base o desempenho alcançado no primeiro semestre, a Sonae confia alcançar os objectivos corporativos anunciados. Neste sentido, a Sonae MC continuará a aumentar a sua presença em Portugal, estimando terminar o ano com aproximadamente 25 mil metros quadrados de área de venda adicional. Por sua vez, a Sonae SR deverá terminar o ano com aproximadamente 10 mil metros quadrados de área de venda adicional e aumentará a sua presença internacional, terminando o ano com mais de 40 novas lojas em Espanha, a totalizar os 60 mil metros quadrados.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos