Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Multinacionais fazem depender política de investimento estrangeiro da imparcialidade legal
2006-11-10

A independência do sistema judicial é o principal elemento a ter em conta na criação de um clima de confiança a longo prazo no comércio internacional e o que mais contribui para um nível de investimento estrangeiro intenso e duradouro, conforme demonstra uma sondagem efectuada pela KPMG Internacional junto das principais multinacionais.

Para 45 por cento dos responsáveis de 80 destacadas multinacionais inquiridos pela KPMG, um sistema judicial independente surge como o factor mais importante para um país gerar a confiança necessária ao investimento estrangeiro de longo prazo. Em segundo lugar na lista de preferências, com 22 por cento das votações, aparece a existência de um banco central independente. A boa regulamentação financeira surge em terceiro lugar, colhendo 12 por cento dos votos dos empresários.

Esta sondagem foi realizada durante uma conferência em Buenos Aires, onde os representantes das multinacionais presentes discutiram os efeitos a nível global das políticas fiscais e seus desenvolvimentos nas economias da América Latina, Espanha e Portugal.

As atenções dentro do bloco latino-americano recaíram, naturalmente, sobre o Brasil, considerado pelos representantes das multinacionais presentes como o país da região com maior probabilidade de se tornar uma potência económica a nível mundial.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos