Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Auchan certificado em Responsabilidade Social
2006-11-10

O grupo Auchan tornou-se recentemente na primeira empresa da área da Distribuição em Portugal, e a segunda a nível mundial, a receber a certificação SA 8000, atribuída pelo organismo certificador SGS ICS, como reconhecimento de boas práticas ao nível da responsabilidade social.

"Esta certificação é o reconhecimento oficial do esforço e dedicação de todas as pessoas que trabalham nesta empresa, representando a sequência natural do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos vários anos na área da responsabilidade social, a nível interno e externo. Para o grupo Auchan Portugal foi um motivo de enorme satisfação e orgulho, uma vez que demonstrámos o nosso pioneirismo numa área em que acreditamos que poderemos servir de exemplo nacional e internacionalmente”, afirma Eduardo Igrejas, director geral do grupo Auchan Portugal.

A SA 8000 é uma norma internacional auditável, cuja implementação é de cariz voluntário e que permite a verificação do funcionamento do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social numa organização. Para a obtenção desta certificação, o grupo Auchan teve que cumprir com os nove requisitos desta norma, nomeadamente a não utilização de trabalho infantil e de trabalho forçado; as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho; a liberdade de associação e direito à negociação colectiva; a não discriminação; as práticas disciplinares; o respeito pelo horário de trabalho; as práticas de remuneração e o sistema de gestão.

Para além do cumprimento destes requisitos, o grupo Auchan actuou a montante, assinando Códigos de Ética Comercial com os seus fornecedores, que pressupõem o respeito dos mesmos pelos princípios inerentes aos requisitos da SA 8000. Neste processo cerca de 1.700 fornecedores já assinaram o referido código.

Paralelamente, o grupo tem vindo a desenvolver variadas acções na área de responsabilidade social, nomeadamente ao nível da integração de pessoas com deficiência, preocupações ambientais e apoio à agricultura sustentável, a crianças e jovens carenciados e suporte às estruturas produtivas portuguesas. Actualmente, conta com 54 colaboradores portadores de deficiência, mas o objectivo é que este número ascenda aos 100, em 2010. A par da integração, promove estágios em colaboração com as Instituições Privadas de Solidariedade Pessoal locais, tendo realizado 19 estágios em 2005.

A Fundação Pão de Açúcar/Auchan é a face visível e actuante do espírito de solidariedade para com os colaboradores do grupo. Desde 2002, foram atribuídas 58 bolsas universitárias para filhos de colaboradores, efectuados 182 intervenções de assistência social ou de saúde, 840 apoios de comparticipação no custo de creches e infantários e 235 apoios educativos, atribuídos 16 prémios de mérito a filhos de colaboradores e 91 apoios para acções de valorização pessoal/profissional e promovidas 1.633 participações de filhos de colaboradores em campos de férias.

Outro objectivo passa pela preparação dos seus colaboradores para um melhor desempenho das suas funções. Desde 2001, o investimento do Auchan em formação cresceu 97 por cento e o seu objectivo é atingir as 40 horas de formação ao ano por colaborador. Em 2005, 93 por cento dos colaboradores frequentaram pelo menos uma acção de formação, sendo que em média cada colaborador recebeu 29 horas de formação.

Estas iniciativas traduzem uma “aposta do grupo nas pessoas”, traduzida na partilha de conhecimentos, responsabilidades e resultados. “Esta é a Política de Participação que o grupo Auchan instituiu para os seus colaboradores. A todos é dado o acesso à formação económica, que lhes permite compreender as contas da empresa e investir de uma forma responsável”, afirma a empresa. Esta oportunidade dada aos colaboradores permitiu que, actualmente, estes sejam detentores de 17 por cento da empresa, tendo investido, nos últimos seis anos, 13.070.169 euros. Para além disso, o grupo Auchan tem como “eixo estratégico do seu desenvolvimento proporcionar que os seus colaboradores cresçam com a empresa, fazendo uma aposta clara na promoção interna”. Assim, 70 por cento dos Quadros são fruto deste processo.

Fruto desta política de responsabilidade social, o grupo Auchan já recebeu várias distinções, entre as quais três nomeações consecutivas como uma das dez melhores empresas no prémio “Empresa Modelo do Guia de Responsabilidade Social Empresarial” atribuído pela Sprantia em associação com a Revista Exame (em 2002, 2003) e com o Jornal Expresso (em 2004). Em 2003, o Auchan recebeu o Prémio CNOD 2003, atribuído pela Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes pelo contributo prestado para a realização de diversas iniciativas levadas a cabo pela Confederação, no decorrer desse ano e, em 2004, o primeiro lugar no Prémio de Mérito Nacional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, pela integração de pessoas com deficiência. Em 2006, o grupo Auchan Portugal foi considerado uma das 10 melhores empresas no prémio “Cidadania das Empresas e das Organizações”, promovido pela PricewaterhouseCoopers e a AESE, em colaboração com a Exame.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos