Utilizadores que pretendem obter informações online sobre o Mundial de Futebol estão mais expostos a ameaças
A ESET, representada em Portugal pela WhiteHat, distribuidor de referência no mercado de soluções de segurança para sistemas de informação, detectou várias ameaças on-line que estão a afectar especialmente os cibernautas que procuram informação na Internet sobre o Campeonato Mundial de Futebol 2010, que se realiza na África do Sul, já a partir do próximo mês.
Quando os utilizadores acedem aos motores de busca para fazerem a sua pesquisa são convidados, nos resultados disponibilizados, a visitarem páginas maliciosas que não têm outro objectivo senão infectar o computador do internauta. Para o efeito, os utilizadores mal intencionados estão a usar técnicas denominadas de “BlackHat SEO” para posicionar estas páginas falsas em locais de destaque nos motores de busca, para que possam infectar milhares de utilizadores, num curto espaço de tempo.
A ESET adverte que estas páginas utilizam mecanismos desenvolvidos para dificultar a detecção do site malicioso, a que apenas pode-se chegar através dos resultados que surgem nos motores de busca.
Os utilizadores do ESET NOD32 Antivírus podem estar tranquilos uma vez que as nossas soluções de segurança detectam esta ameaça e inclusivamente o troiano que dá pelo nome de HTML/TrojanDownloader.FraudLoad.NAC.