Eram 10 horas da manhã desta terça-feira, dia 25 de Maio, quando os primeiros clientes entraram na terceira loja do Grupo IKEA em Portugal.
Antes disso, os responsáveis da IKEA davam um pequeno-almoço tipicamente sueco, com a presença de vários convidados, incluindo a directora geral da IKEA em Portugal, Kristina Johansson, o director de expansão da IKEA Portugal, António Machado, o director da loja de Loures, Pedro Abreu, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, o embaixador da Suécia em Portugal, Bengt Lundborg, o secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, e a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André.
Este pequeno-almoço marcou os vários momentos que antecederam a abertura ao público da loja IKEA de Loures, inaugurada com o simbólico corte do tronco, como sucede em todas as novas lojas IKEA de todo o mundo. Após este momento emblemático, a loja abriu as suas portas para que os primeiros clientes entrassem. Muitos estavam mesmo junto à loja desde a noite passada, tendo participado na Festa do Pijama da IKEA e dormido na loja, ganhando um cartão-presente no valor de 100 euros.
A terceira loja da IKEA em Portugal, Loures assinala também o maior ponto de venda do grupo na Península Ibérica. O empreendimento comercial, situado na freguesia de Frielas, tem uma área de 38.500 metros quadrados, em que se incluem áreas de exposição e de restauração e um parque com 2.350 lugares de estacionamento gratuito, representando um investimento global de cerca de 70 milhões de euros e criando 480 postos de trabalho directos e 100 indirectos. É também junto a esta loja que se aloja a nova sede da IKEA em Portugal e os serviços centrais da empresa sueca.
A centralidade do concelho de Loures em relação à Área Metropolitana de Lisboa, assim como as acessibilidades viárias (A1, A8, CRIL, CREL, IC22, IC16) e a proximidade com o aeroporto, foram alguns dos motivos evocados pelo director de expansão da IKEA para justificar a escolha da localização da loja, que espera receber durante o primeiro ano cerca de dois milhões de visitantes.
Com esta abertura, cumpre-se assim mais uma etapa do plano de expansão da empresa sueca em Portugal, um mercado que, segundo António Machado, é prioritário para a IKEA. Do plano fazem parte, até 2015, sete lojas, incluindo, para além das já existentes de Alfragide, Matosinhos e Loures, as novas de Gaia e Loulé e outras duas em localizações a definir; três unidades Sweddwood; dois centros comerciais, o Mar Shopping e um novo a anunciar, e dois retails parks. No dia em que inaugurou terceira loja, António Machado avançou mesmo que um dos retail parks irá localizar-se junto ao novo ponto de venda, terá 19 mil metros quadrados e permitirá a criação de 350 pontos de trabalho. O segundo localizar-se-á em Loulé.
Veja o vídeo e as imagens da inauguração da loja IKEA de Loures.