Os dados da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que o concelho de Alcochete é aquele que possui maior área de centros comerciais por habitante.
A APCC contabiliza 105 centros comerciais em Portugal, com uma área de cerca de 2,6 milhões de metros quadrados. Estes números equivalem a uma dimensão média de 24.752 metros quadrados por centro. Os centros comerciais estão presentes em 49 dos 308 concelhos do país, o que significa que, nos concelhos onde estão presentes, existe uma média de dois por concelho.
O concelho de Lisboa é aquele com maior número destas superfícies. Os 12 centros aqui localizados correspondem a 11,4 por cento do total. Oeiras e Porto possuem cinco centros comerciais cada, o que, conjuntamente com Lisboa, equivale a 21 por cento do total.
Lisboa é também o concelho onde mais área comercial desta tipologia está concentrada, com 11,4 por cento do total, seguido de Matosinhos (6,7%) e Vila Nova de Gaia (5,5%).
Em termos de densidade de centros comerciais, um índice que relaciona a área destas superfícies com a superfície total do concelho, é a Amadora aquele que possui um valor mais elevado, seguido de São João da Madeira e Lisboa.
Já quanto à densidade per capita, é o concelho de Alcochete aquele que apresenta maior dimensão destas unidades comerciais face à população residente no concelho, pois possui 4.192 metros quadrados em centros comerciais por mil habitantes.
Os dados disponíveis evidenciam ainda que os centros comerciais localizados em Matosinhos, Alcochete e Amadora são os que possuem maior dimensão, três vezes acima da média nacional.